COMPARTILHAR
O Keukenhof está aberto em 2017 do dia 23 de março até o dia 21 de maio. Os ingressos para o parque das flores mais famoso da Holanda já estão à venda aqui pelo Ducs Amsterdam (o ingresso é válido por toda temporada em que o parque estiver aberto, não apenas na data que você marcar)!

 

Tulipas e Amsterdam combinam

A primavera explode em flores na Holanda (Foto: Daniel Duclos)

E nada torna a primavera mais oficial do que a abertura do parque Keukenhof tuchado de flores por toda a parte, com infindáveis cores e, sim, tulipas, tulipas, tulipas, uma das paixões holandesas desde o século XVII…

É uma das maiores atrações da Holanda e eu vou te ajudar a chegar lá sem sustos ou erros e planejar sua visita ao Keukenhof em 2017 direitinho. Mas primeiro deixa eu te falar das novidades do Keukenhof 2017.

O Tema Keukenhof 2017, novo portão de entrada e novidades desse ano

Em 2017 eu fui convidado especialmente pelo Keukenhof para fazer parte da abertura oficial do parque para imprensa e convidados VIP. Tive a oportunidade de explorar o parque praticamente sozinho, ouvir palestras dos designers, arquitetos e de Bart Siemerink, o diretor do Keukenhof.

Foi demais. E eu vou mostrar tudo num vlog que vai sair no nosso canal no Youtube. Corre clicar aqui para assinar o canal, pra não correr o risco de perder esse vídeo! Foi surreal ter o keukenhof praticamente só pra mim!

Keukenhof temporada 2017

Bem, pra mim, pros colegas de imprensa e pros cisnes… (Foto: Daniel Duclos)

As novidades de 2017 no Keukenhof são muitas, mas a mais espetacular é o novo portão de entrada do parque das tulipas. Está lindo, moderno e ao mesmo tempo integrado ao parque! E também muito maior, ou seja, mais preparado para receber o número crescente de visitantes.

Novidades para o o parque das tulipas em 2017: novo portão

O novo portão do Keukenhof, inaugurado em 2017, ficou impressionante – e lindo. (Foto: Daniel Duclos)

Além de um portão que facilita a transição do mundo exterior para o Keukenhof, o prédio também tem espaço de escritórios e recepções (foi onde o diretor do Keukenhof apresentou para nós o programa do dia).

O Keukenhof investiu também em mais e melhores instalações e integração do parque com o transporte público (eu conto como chegar no Keukenhof de transporte público mais embaixo nesse artigo).

Esse ano o tema do Keukenhof é o “Design Holandês”. Fantástico! Eu amo design holandês! O painel florido faz uma homenagem a Piet Mondriaan e Gerrit Rietveld, com sua famosa cadeira.

Quando abre o Keukenhof, o parque das tulipas?

Essa é a primeira surpresa de muita gente. Recebo um monte de contatos de pessoas dizendo “estarei aí em dezembro, como faço pra ver os campos de tulipa?’ e eu “hã… em fotos…? Dezembro é inverno na Holanda..?”

Keukenhof, o parque das tulipas na Holanda

Esse ano o Keukenhof estará aberto do dia 23 de março até o dia 21 de maio (Foto: Daniel Duclos)

Pois é, amiguinhos, as tulipas só na primavera, e o Keukenhof só abre nessa época. Cada ano tem a data exata diferente, mas em 2017 o Keukenhof estará recebendo os visitantes a partir do dia 23 de março até o dia 21 de maio.

Qual a melhor época para visitar o Keukenhof?

Mas ó a pegadinha, préstenção: na Natureza não se manda! O parque não tem o mesmo número de flores a temporada toda. É comum ter menos flores assim que abre. E quando está perto de fechar, muitas flores já estão podadas.

Ou não… por exemplo, em 2013 a primavera atrasou e quem foi no começo de abril, em geral uma excelente época, viu menos flores do que no final, quando o parque bombou.

Emocionante, né? Mas é assim. De toda forma, como regra normal e geral, a segunda quinzena  de abril e primeira quinzena de maio são as melhores épocas.

Ah, Ducs, mas eu vou em março, eu em maio, ou…

Oras, mas vá! Vá sem medo, que flor vai ter, e vai ter de monte, e vai ser lindo. Não se estresse. Eu tô só dando a dica caso você tenha liberdade total de escolher, não é pra tirar empolgação de ninguém não. Você vai curtir não importa a data.

Como eu contei lá em cima, em fui em 2017 dois dias antes da abertura ao público, e o parque já estava lindo!

Keukenhof, como ir ao parque das flores na Holanda

Nem só de tulipas vive o Keukenhof. Tem oportunidade de foto boa e beleza a temporada toda, até o finalzinho (Foto: Daniel Duclos)

Dá pra aproveitar o Keukenhof na chuva?

Até rola, sim. Mas o ingresso vale para toda a temporada, então sempre verifique a previsão do tempo pros próximos dias, porque o parque fica ainda mais lindo com sol. A internet facilitou horrores de saber a previsão do tempo. Veja minhas dicas para os melhores apps para se levar pra Amsterdam e Holanda aqui.

Agora, se não tiver jeito, vai com chuva mesmo (leve capa de chuva!).

Época de ver o Keukenhof

Vai, campos de tulipas são bonitos em qualquer tempo! (Foto: firewings / Adobe Stock)

É possível ver tulipas na Holanda depois que fecha o Keukenhof? Mesmo que em outro lugar?

Não. Desculpe, mas… como eu disse antes, na Natureza não se manda. A temporada das flores acontece na primavera, e o Keukenhof certamente faz o máximo para estender o quanto pode (é um negócio lucrativo), mas realmente há um momento em que… bem, não há mais flores para se ver.

Ou seja, o parque fecha porque acabaram as flores!

O melhor a fazer, nesse caso, é aproveitar o que verão tem de bom em Amsterdam. (E tem bastante coisa boa).

Quando é a Parada das Flores (ou desfile das Flores, se preferir) na Holanda?

A Parada das Flores é um desfile que acontece todo ano em abril, com carros alegóricos decorados de, que mais, chuta, vai lá, sim, flores!

De monte!

Os carros desfilam de Noordwijk até o Haarlem e passam pelo Keukenhof no meio do caminho, e se você estiver lá pode ver.

Em 2017 a Parada das Flores acontecerá no sábado dia 22 de abril, começando as nove e meia da manhã em Noordwijk e terminando as nove e meia da noite no Haarlem… passando pelo Keukenhof por volta das 3 e meia da tarde!

No dia seguinte, domingo 23 de abril, os carros ficarão em exposição no Haarlem até as 5 da tarde. (Fonte).

Nesse PDF você tem mais informações, como a rota completa do desfile.

Quanto tempo devo reservar para a visita ao Keukenhof?

Planejar o seu passeio em Keukenhof é essencial!

Reserve um tempo para curtir o Keukenhof com calma… (Foto: hans engbers / shutterstock)

Daí vai de cada um, né? Mas o parque é grande e tem muita oportunidade de foto (veja esse artigo cheio de dicas de como fotografar tulipas).

Se você for por conta própria, eu planejaria aí umas 3 ou 3  horas e meia de parque, e mais uma hora pra ir e uma hora pra voltar. Claro, cê ajusta conforme seu gosto.

E se você prefere ir com nosso guia no passeio que junta Zaanse Schans (a vila dos Moinhos) e Keukenhof no mesmo dia, dá pra ficar um pouco mais.

Qual o horário de funcionamento do Keukenhof?

Fique ligeiro com os horários: o parque abre as 8 e fecha as 19h30. O guichê de ingresso fecha as 18h00, mas de boa, se você chegar pra comprar ingresso depois das 18 você vai estar perdendo dinheiro. Vai no dia seguinte…

E lógico, não perca tempo na fila, compra o ingresso antes.

Certo, mas o melhor horário para visitar o Keukenhof?

Por outro lado, por volta das três, quatro da tarde, as multidões estão menores, e se você ficar mais pro fim do funcionamento do parque, ele esvazia bem e você pode fazer lindas fotos na hora dourada, quando o sol tá baixo!

O melhor horário para vistar o Keukenhof

Se você ficar até o fim da tarde no Keukenhof, será recompensado! (Foto: den-belitsky / Adobe Stock)

Ok, hora de decidir. Vamos pro Keukenhof de carro ou de transporte público? Ou ainda com uma excursão guiada por um brasileiro? Vou te explicar cada uma.

Como chegar em Keukenhof usando o transporte público?

Segunda surpresa de muita gente, o parque das flores não fica em Amsterdam não. Fica em Lisse, que é outra cidade. Mas pra ir é sussa. Você pode ir de carro (vá até Lisse e siga as placas pra Keukenhof). Eu já fui quatro vezes a Keukenhof: duas de transporte público e duas de carro – tranquilo dos dois jeitos.

Para ir de transporte público, o melhor jeito é o seguinte: vá até a Central de Amsterdam e pegue o próximo trem até o Schiphol (o aeroporto). Tem trocentos, veja na plaquinha (ou pergunte) quando sai o próximo.

Ou pegue o ônibus 197 da Connexxion na Central: ele passa no Schiphol. Trem ou ônibus, fica a seu  critério.

Chegando no Schiphol, pegue o ônibus 858.

Pra achar o ponto do ônibus, vá até o Arrivals 4 e vai indo pro lado do aeroporto. Tem uma saída lateral, a porta fica ao lado de um Starbucks. Segue as placas ou, se tudo mais falhar, pergunte.

(Normalmente nos casais o homem odeia perguntar, né? No nosso é diferente, a Carla odeia perguntar e eu em geral acho alguém e já saio perguntando…)

Como visitar o Keukenhof

Sim, é um rolêzinho, mas vale a pena. Olha o que te espera! (Foto: Daniel Duclos)

Você pode comprar antes com o Ducs o ingresso de Keukenhof e a passagem de ônibus 197 (Amsterdam-Schiphol) e 858 (Schiphol-Keukenhof) tudo ao mesmo tempo. Isso vai te poupando tempo Só seguir esse link aqui! A passagem vale para ida e a volta.

Também dá pra comprar o ingresso e a passagem de ônibus no Tourist Office do Schiphol, mas de boa, pra quê? Não vai ser mais barato e só vai te custar tempo de fila.

Como ir ao Keukenhof de carro

Se você quiser, pode alugar um carro e seguir seu GPS até lá. Fizemos isso também, especialmente que a tropa aumentou e agora somos quatro Ducs.

Para calcular a rota e ter instruções passo a passo, a gente em geral usa o Google Maps mesmo, que inclusive funciona como GPS (se você tiver conectado na Internet em Amsterdam).

O parque tem gigantescos estacionamentos, bem sinalizados, com funcionários multilíngues orientando. Achamos tranquilo (mas guarde bem onde estacionou, e prepare-se para andar um tanto da sua vaga até a entrada do parque – há vagas para deficientes bem perto, porém. Aliás o parque todo é bem acessível para cadeirantes).

O estacionamento é pago e custa €6,00.

Como curtir Keukenhof e os Moinhos de Vento no mesmo dia sendo levado com um guia brasileiro

Ou você pode desistir desse trampo todo e ir com a excursão Ducs Amsterdam com um guia brasileiro parceiro de anos, saindo de Amsterdam e indo conhecer Zaanse Schans (a vila dos moinhos perto de Amsterdam, fiz artigo sobre ela) e depois passando um tempão no Keukenhof, tudo com conforto e acompanhado.

Vila dos minhos na Holanda com campos de flores

Isso é Zaanse Schans, a vila dos moinhos, na primavera… Tá, Não é todo o dia assim, mas isso existe 🙂 (Foto: olenaznakk/Adobe Stock)

Eu expliquei tudinho como funciona a excursão com o guia brasileiro, preço, tempo de permanência, tudo, tudo, nesse artigo aqui.

E você pode comprar direto nesse link aqui.

Onde comer, banheiro e outras facilidades do Keukenhof

O parque das flores da Holanda tem toda uma gama de facilidades, incluindo restaurantes (embora, deixa eu ser sincero, as comidas não são assim, digamos, empolgantes… da última vez eu meio que fiquei na batata frita mesmo).

Você pode entrar com seus próprios alimentos dentro do parque, dentro do razoável. isso quer dizer, não vai fazer um churras (obviamente), nem nada assim. Um tupperware com lanches, frutas, essas coisas, são ok.

Tem barraquinhas vendendo sorvetes, café, morangos coisas assim.

Tem até bastante banheiros, bem usáveis mesmo por crianças. E são acessíveis por cadeirantes.

Instalações no Keukenhof

O Keukenhof tem excelentes instalações e é bem acessível mesmo por quem precisa usar rodas para se locomover. Além disso, tem bastante infra pra crianças (Foto: Daniel Duclos)

O parque oferece serviço de lockers (guarda-volumes) para você guardar sua bagagem. Você pode reservar uma cadeira de rodas gratuitamente (ou paga, se quiser uma com motor) na página de facilidades do Keukenhof.

Ah, e o parque tem wi-fi gratuito, mas eu acabei usando a rede do meu celular mesmo, então não testei o sinal e a qualidade.

Você pode baixar um mapa do Keukenhof aqui.

Faça uma sessão de fotos nos campos de tulipas (e outras flores)

Keukenhof é um cenário de sonhos, né? Não dá para desperdiçar uma oportunidade desses pra ter fotos inesquecíveis. Chama a Luciana, nossa fotógrafa para fazer um ensaio contigo.

A Lu vai contigo até o Keukenhof e vai te levar direto pros pontos mais lindos do parque e aí… Vai ficar coisa de cinema. Sério, esse registro é inestimável.  Chama a nossa fotógrafa pra te acompanhar e registrar tudo aqui!

Ensaio fotográfico nos campos de flores em Kukenhof

Um momento crucial registrado para sempre pelas lentes da nossa fotógrafa em Keukenhof. Os anos passam e a lembrança fica. Pede um ensaio também aqui (Foto: Luciana Benaduce)

Como curtir os campos de tulipa na Holanda ao redor do Keukenhof de barco

Um passeio popular é andar vendo os campos de tulipa que ficam ao redor do parque. Tem dois jeitos principais de aproveitar os campos de tulipa.

Passeio de barco pelos campos de tulipas perto do Keukenhof

Esse é o passeio de barco pelos campos de tulipas perto do Keukenhof. Ou, como eu costumo chamar, “cartão postal sobre águas” (Foto CC BY-NC by MissTessmacher, via Flickr)

Primeiro você pode pegar um barco elétrico dentro do próprio Keukenhof. Ele dá a volta pelo parque e você vai curtindo os campos de tulipa. O passeio dura cerca de 45 minutos, e custa 8€ para adultos, 4€ para crianças de 4 a 11 anos (3 anos ou menos é de graça).

A saída fica ali logo ao lado do moinho de vento (eu dei um link para o mapa do parque ali em cima, busca lá). Mas chega cedo (ou se prepara para fila), que os passeios esgotam, tipo, rapidão!

Como curtir os campos de tulipa na Holanda ao redor do Keukenhof de bicicleta

Passeio de bicicleta nos campos de tulipa na Holanda

As bicicletas também ficam em flor na primavera da Holanda (Foto: gdvcom/Adobe Stock)

E também dá para alugar uma bike no estacionamento perto da entrada principal do parque e sair pedalando por conta. O próprio Keukenhof sinalizou 4 rotas diferentes para você seguir, variando de 5 a 25 quilômetros. (Fonte)

O aluguel da bike custa 10€ e você pode acessar as rotas via internet também. Olha o PDF com informações sobre o aluguel aqui.

Como comprar ingressos para o Keukenhof

Bom, você pode comprar na bilheteria do parque (lembre-se, até as 18 horas, quando ela fecha), se você curte ficar esperando em filas em vez de, tipo, passear vendo flores. Mas caso esse não seja um gosto particular seu, tem jeitos melhores.

Dá para comprar o ingresso online no site oficial do Keukenhof, sim.

Ou você pode comprar o ingresso para Keukenhof no Ducs nesse link aqui. Os ingressos valem para qualquer data da temporada do parque. Na hora da compra você marca uma data, mas é apenas para fins adminsitrativos. Pode ir cm esse ingresso em qualquer data da temporada em que o parque está aberto.

É um excelente jeito de garantir seu lugar entre as tulipas (sem pagar extra), e ainda dar aquela força pro blog. Hey, só vantagens para todos!

Ah, outra vantagem: você não precisa imprimir o ingresso para o Keukenhof! Se levar no Smartphone eles aceitam. Eu sei, eu já testei! Super funciona!

Ducs Amsterdam no Keukenhof 2017

Vem aí: o Keukenhof 2017 está lindo te esperando! (Auto-foto: Daniel Duclos)

Você pode comprar o ingresso para Keukenhof mais passagem de ônibus aqui.

Resumão dos serviço Ducs para melhor aproveitar o parque das flores com maior conforto!

Como visitar o keukenhof, o parque das flores na Holanda

Vem curtir o Keukenhof! Vai valer a pena! (Foto: olenaznakk / Adobe Stock)

Leia mais em: Keukenhof: como visitar o parque das flores na Holanda (Roteiro completo 2017) http://www.ducsamsterdam.net/keukenhof-como-visitar-parque-flores-holanda/#ixzz4dbSvQefQ
Follow us: @ducsamsterdam on Twitter | ducsamsterdam on Facebook

Desde a sexta-feira passada, início da primavera no Hemisfério Norte, o Parque Keukenhof, na Holanda, voltou a atrair a atenção de todo o mundo. O motivo? Mais de sete milhões de tulipas que tornam o jardim um dos pontos turísticos mais visitados do país.

Tendo duração de apenas oito semanas, a 68ª temporada do jardim de tulipas espera receber 1,5 milhão de visitantes.

Confira a seguir as principais atrações.

VEGETABLE GARDEN

Divulgação / Keukenhof Holland

Este jardim contemporâneo é composto por diversos legumes e ervas, que também são servidos no local aos visitantes.

DUTCH BLUE

Divulgação / Keukenhof Holland

As flores brancas e azuis são mundialmente famosas e um dos pontos mais populares do jardim.

PROPOSAL

Divulgação / Keukenhof Holland

A bela paisagem do local é conhecido por ser palco de diversos pedidos de casamentos ou de renovação de votos. Para quem deseja declarar o seu amor, Keukenhof é o cenário perfeito.

FARMYARD

Divulgação / Keukenhof Holland

Com muitas tulipas vermelhas, o jardim também conta com a presença de alguns pequenos pássaros que o visita. A forte coloração chama a atenção de todos que passam por ali e são bastante costumeiras nas fotos de visitantes.

MOONDRIAAN

Divulgação / Keukenhof Holland

O projeto é baseado nas pinturas de Piet Mondriaan. Entre as tonalidades vermelhas, azuis e amarelas, o jardim parece um verdadeiro quadro do artista.